Irrigação como serviço

O manejo de irrigação moderno, baseado em tecnologia da informação, exige o uso de equipamentos de precisão e sensores instalados na propriedade, isto encarece o custo final da solução, tornando-a inviável à produtores donos de pequenas e médias propriedades.

Contudo, a maior disponibilidade de dados meteorológicos, os avanços na agrometeorologia e da aprendizagem de máquina permitem hoje oferecer informação de tempo de irrigação precisa e personalizada para pequenos agricultores.

Aquaprev é uma solução de software desenvolvida no JuáLabs e composta por aplicativo para smartphone e serviços de backend executados em nuvem que utilizam dados da cultura, fornecidos pelo agricultor, e dados meteorológicos abertos para informar a estimativa diária de tempo de irrigação da cultura, favorecendo assim a economia de água em todo o Brasil. Para tanto o software alia técnicas de aprendizagem de máquina e os conceitos e ferramentas da computação móvel e em nuvem, para auxiliar a irrigação.

Captura de tela_2018-12-04_22-31-51

Aquaprev é composto por serviços executados em nuvem. O serviço de dados climáticos garante a consistência dos dados climáticos. Estes dados climáticos são obtidos de plataformas abertas de diferentes agências (INMET, ANA,…) e são disponibilizados para consumo do serviço de interpolação. Além disso, o serviço de dados climáticos trata automaticamente incoerências nos valores apresentados nos dados.

O serviço de interpolação estima a evapotranspiração de referência utilizando o método Penman-Monteith, que é o método indicado pela FAO para o cálculo da evapotranspiração a partir de dados meteorológicos. Estas estimativas espaciais de evapotranspiração são a entrada do método de interpolação espacial que constrói um modelo para estimativa da evapotranspiração de referência, no Brasil todo, diariamente.

Captura de tela_2018-12-04_22-32-23

Através do aplicativo, o produtor rural popula um banco de dados na nuvem com informações a respeito de suas plantações e do sistema de irrigação utilizado em sua propriedade (espécie cultivada, data de plantio, sistema de irrigação, área cultivada e localização geográfica.). Utilizando a evapotranspiração de referência fornecida pelo serviço de interpolação e as informações fornecidas pelo agricultor calcula-se o tempo de irrigação da propriedade para aquele dia. O valor do tempo de irrigação chega ao produtor rural na forma de um alerta enviado através da Internet ou outro canal de comunicação disponível, como SMS.

O Aquaprev está em uma fase de testes e uma versão beta é atualmente distribuída gratuitamente através da plataforma Google Play.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s