Sobre

Zizyphus_joazeiro_juazeiro

“[…] Sucedem-se meses e anos ardentes. Empobrece-se inteiramente o solo aspérrimo. Mas, nessas quadras cruéis, em que as soalheiras se agravam, às vezes, com os incêndios espontaneamente acesos pelas ventanias atritando rijamente os galhos secos e estonados – sobre o depauperamento geral da vida, em roda, eles [os juazeiros] agitam as ramagens virentes, alheios às estações, floridos sempre, salpintando o deserto com as flores cor de ouro, álacres, esbatidas no pardo dos restolhos – à maneira de oásis verdejantes e festivos”. (Euclydes da Cunha, Os Sertões)

O Juá Labs é um laboratório de pesquisa em infraestrutura computacional situado na Universidade Federal Rural de Pernambuco e vinculado ao Departamento de Estatística e Informática. Nossas linhas de pesquisa perpassam as áreas de redes de computadores, computação em nuvem, arquitetura de computadores, internet das coisas, modelagem computacional, sistemas distribuídos, sistemas embarcados e computação de alto desempenho.

A árvore do Juá ou Juazeiro, típica do cerrado e da caatinga brasileira, é uma grande provedora de recursos para o povo sertanejo. Capaz de prosperar e dar frutos mesmo em condições climáticas rigorosas e desfavoráveis, o Juá se apresenta como um sistema extremamente resiliente capaz de oferecer múltiplos serviços essenciais de forma eficiente. Estas características estão em total conformidade com a essência dos projetos desenvolvidos em nosso laboratório de pesquisa e por esta razão o Juá foi escolhido como nosso símbolo.

Outro pilar essencial do Juá Labs é o desenvolvimento de recursos humanos integrando fortemente pesquisa e ensino e incentivando seus membros a desenvolver projetos utilizando tecnologias de infraestrutura computacional. Os melhores projetos são incentivados à publicação em eventos acadêmicos e participação de concursos. E em todos os projetos há a preocupação com geração de código e documentação aberta para que outros estudantes e pesquisadores possam ter acesso aos frutos colhidos no Juá Labs.